Riscos da criolipólise incluem queimadura por excesso de frio que pode ser provocada por aparelhos não aprovados pela Anvisa. Para evitar essas e outras complicações é fundamental certificar-se que a marca do equipamento a ser utilizado é aprovada pela Vigilância Sanitária.
Tratamentos que envolvem o congelamento da gordura localizada tendem a ter preços reduzidos quando realizados com equipamentos não licenciados, no entanto suas tecnologias apresentam pouco ou nenhum efeito na redução de medidas e podem trazer inclusive prejuízos à saúde. Além das queimaduras, os riscos da criolipólise podem facilitar a formação de fibrose e flacidez, embora os índices dessas complicações sejam desprezíveis.
De maneira geral o tratamento é contraindicado para menores de 18 anos e pessoas com prega cutânea menor do que 2 cm, segundo medição feita pelo adipômetro no consultório. As contraindicações da criolipólise são situaçãoes pontuais e que em grande parte das vezes podem ser contornadas, por isso é sempre importante consultar o médico sobre os impecílios para realização do procedimento.
A criolipólise pode não ser recomendada para gestantes, mulheres em perídodo de amamentação, pessoas com problemas cardiovasculares, diabetes, pressão alta, hérnia no local a ser tratado, facilidade em desenvolver processos infecciosos, dislipidemia, síndrome metabólica, portadores de implantes metálicos, neuropatias periféricas, urticária ao frio e crioglobulinemia (doença relacionada ao frio). Se houver dificuldade de coagulação, como nos casos de hemofilia, trombocitopenia, deficiência do Fator V de Leiden, entre outros, a criolipólise precisa ser reconsiderada. Pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos há menos de 6 meses.
No momento da consulta presencial sinta-se à vontade para retirar todas as suas dúvidas sobre a criolipólise, informe ao doutor os seus objetivos e questione sobre as contraindicações e principalmente sobre os riscos da criolipólise.
A criolipólise com Coolsculpting® para gordura localizada é um tratamento indolor devido às propriedades anestésicas do frio.